Sobre o Programa

   Coordenado e iniciado pelo professor Drº. José Aderval Aragão, Programa de Doação Voluntária de Corpos – Doando Mais Sentido à Vida, visa esclarecer a população sobre a doação de corpos, assim como estimular a doação de corpos – ou quaisquer órgãos ou membros – de natimortos, crianças, adultos, idosos dos municípios da Grande Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão), pois, dessa forma, será possível contribuir para a melhor formação de profissionais da saúde, possibilitando o estudo em peças anatômicas reais com detalhes importantes.

   Alguns cursos como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, entre outros, possuem em comum o estudo da Anatomia Humana. Assim, para que o estudo seja eficaz, é importante a utilização de cadáveres a fim de garantir a verossimilhança entre o assunto estudado e a realidade do corpo humano.
   De fato, todo a avanço na área de saúde, e principalmente o maior conhecimento do corpo humano, só foi possível através do uso de peças reais, utilizados de pessoas que, mesmo após a vida, continuaram contribuindo de maneira significante para a ciência. Sob essa perspectiva, esse passado permitiu que encontrássemos a solução de inúmeros problemas antes existentes relacionados à saúde e ao misterioso corpo humano.

  Embora as tecnologias alcancem um significativo avanço, ainda não se pode substituir o estudo anatômico com cadáveres, uma vez que algumas estruturas só poderão ser vistas com clareza e perfeição em corpos humanos. Porém, o estudo em seres humanos está cada vez mais restrito já que os corpos doados para a universidade estão cada vez mais escassos, o que implica diretamente na qualidade do ensino acadêmico.

  Portanto, o futuro da saúde e qualidade de vida da humanidade depende dos avanços da Ciência que, por sua vez, depende de objetos de estudo. Nesse sentido, fica evidente a importância de se continuar contribuindo após a morte para a vida das futuras gerações. Por fim, é importante enfatizar a lei que assegura a legalidade da doação de corpos no Brasil, através do Artigo 14 da Lei 010.406-2002 do Código Civil Brasileiro: "é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo”.